Club de
Assis-Norte

Rotarianos plantam árvores através de programa permanente

Postado em: 02 de Outubro de 2017

Rotarianos que fazem parte do Rotary Club de Marília-Pioneiro, no Distrito 4510 do Rotary International, realizaram neste último final de semana, mais uma etapa do programa permanente do clube, denominado “Aniversário da Vida”, plantando mais 50 mudas de árvores, conforme se propõem mensalmente a realizarem o plantio. “Desenvolvemos este programa desde 2008 e certamente já plantamos mais de mil árvores”, disse a presidente do clube rotário mariliense, a advogada Angela Cecília Giovanetti Teixeira, ao convocar os associados do clube, mais os jovens beneficiados pelo programa Rotaract, para que ajudassem na atividade que aconteceu nas dependências do condomínio residencial, Garden Park, na região sudeste da cidade.

De acordo com a coordenadora do programa, a cirurgiã dentista, Sandra Aparecida de Souza Craveiro, foram 50 mudas selecionadas pela secretaria municipal da Agricultura, sendo 10 mudas de cinco espécies: amora, pitanga, goiaba, manga e ipê. “A proposta neste caso é o plantio de árvores frutíferas para atrair pássaros e animais silvestres que ficam próximos dos itambés”, disse a coordenadora que tem parceria com a Prefeitura Municipal que cede as mudas das árvores, de acordo com a necessidade das espécies. “Procuramos fazer um trabalho de estudo e de relacionamento com o pessoal que reside próximo do local para os devidos cuidados, antes de promover o plantio de árvores”, explicou a dirigente.

Para a síndica do condomínio, Lúcia Helena Zanella Lima, o plantio foi oportuno no sentido de que o residencial tem uma ampla área de preservação natural que vem atraindo pequenos animais silvestres e muitos pássaros, até então com as poucas arvores frutíferas que existiam no momento. “Com essas novas árvores, com certeza com o tempo, teremos mais animais de pequeno e médio portes frequentando nosso condomínio, por causa dos vales que estão ao nosso redor”, comentou ao ter um cuidado especial com as demais plantas existentes no condomínio, bem como o controle de acesso dos animais. “Nossos funcionários estão sempre atentos com as cercas e muros, para que não tenhamos surpresas desagradáveis”, comentou.

O Presidente do Rotary International, Ian Riseley, solicitou a todos os rotarianos no mundo, para que cada um plantasse uma árvore durante a gestão. Assim seriam mais de 1,2 milhão de novas árvores no planeta, no entanto, diversos clubes estão plantando um número bem superior ao solicitado. “Somente no nosso clube, durante esta gestão serão mais de 300 mudas novas sendo plantadas”, calcula Angela Cecília Giovanetti Teixeira, contabilizando por baixo. “Depende da área e do pessoal que vai cuidar, mas esse número pode ser o dobro”, comentou ao ter condições de saber somente próximo do final da gestão. “Estamos apenas começando”, falou ao plantar uma árvore na visita do Governador do Distrito 4510 do Rotary International, o meteorologista, Maurício de Agostinho Antônio, associado do Rotary Club de Bauru-Terra Branca, na semana passada.

Reuniões Segundas-Feiras | 20:00
AV. OTTO RIBEIRO, N. 677 - JD PAULISTA ,677